quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Hidroponia

V Feira Regional de Ciências e Cultura.


Centro de Jovens e Adultos CEJA- Frei José Ademir de Almeida:



TÍTULO: O despertar do Sujeito para o Empreendedorismo a partir da Hidroponia.


Autores:


Felipe Gomes Matos¹

Francisco Robério Sales Soares¹

Francisco Lima Sampaio²


1. Alunos do CEJA

2. Professor de Biologia e Química (CEJA)


Introdução:


Empreendedorismo é o desenvolvimento de competências e habilidades com fins lucrativos.

Hidroponia é o cultivo de vegetais sem a necessidade de solos. Prepara-se uma Solução Nutritiva, dissolvendo-se sais fertilizantes ou nutrientes para plantas em água potável, que em seguida é colocada em contato com suas raízes para que as mesmas a absorvam, como forma de se nutrirem. Podemos desse modo produzir vegetais, principalmente hortaliças, frutas ou flores, em pequenas áreas tais como, quintais, varandas de apartamento, ou até, quem diria, em estações espaciais! Assim essa atividade é bastante lucrativa e prazerosa, pois somente fornecemos às plantas fertilizantes e água, na medida certa, sem desperdícios.


Metodologia:


  • Pesquisa de conteúdo com professore especialistas da UFC (Escola de Agronomia) e da EMBRAPA;

  • Pesquisa de conteúdo na Biblioteca do SEBRAE;

  • Construção de uma Unidade Demonstrativa (UD) no CEJA, como meio de divulgação de técnicas hidropônicas, com aulas demonstrativas, envolvendo as disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática, para alunos, professores e sociedade em geral;



Resultados:


Os resultados presentemente foram bastantes satisfatórios na produção de hortaliças ao vivo em nossa UD - uma estrutura simples mas bastante versátil, o que permitiu a produção dos exemplares fotografados. Destaque-se que a UD retratou uma nova possibilidade de empreendedorismo usando-se técnicas simples e de fácil manuseio. Ressalte-se ainda um padrão de comportamento das pessoas que trabalharam com sensível elevação da auto-estima, motivados pela terapia ocupacional.


Considerações Finais:


Considerando-se a Explosão Demográfica como um grave problema para as gerações futuras, a hidroponia desponta como uma alternativa viável.

Destaque-se ainda, que a aprendizagem dos conteúdos de Biologia, Química, Física e Matemática se tornaram bem mais simplificadas e de fácil compreensão, no cotidiano das pessoas.


Referências Bibliográficas:

  1. STAFF, Helenice. Hidroponia, 2ª Edição, 1998.

  2. DOUGLAS, James Sholto. Hidroponia – Cultura sem terra, 5ª Edição, Nobel Editora, 1987.

Um comentário:

  1. O trabalho com a hidroponia é de extrema relevância pois faz com que os conhecimentos absorvidos durante as aulas de biologia possam ser observados na prática e assim beneficiar a aprendizagem dos alunos do CEJA, despertanto para a importância do empreendedorismo. Parabéns professor Sampaio.

    ResponderExcluir